Dominando Fórmulas no Google Sheets (Parte 1) - TRANSPOSE e TEXTJOIN.
Nesse artigo você verá aplicações práticas das seguintes fórmulas: TRANSPOSE e TEXTJOIN.
TRANSPOSE
TRANSPOSE é uma ferramenta essencial para reorganizar dados em uma planilha. Com ela, podemos trocar linhas por colunas e vice-versa, oferecendo uma flexibilidade incrível na análise e apresentação de dados. Como podemos ver na imagem abaixo, a versão transposta de uma tabela:
Realizar a transposição de uma tabela não é necessariamente uma regra para atingir objetivos na criação de uma planilha, porém é muito relevante para diminuir o tempo gasto escrevendo e ajustando as fórmulas para referenciar as células corretas, pois devido ao auto preenchimento de fórmulas as referências irão se ajustar automaticamente.
Para aplicar a fórmula basta inserir a lista ou matriz de células que serão transpostas, vale reforçar que ao inserir uma linha ou uma coluna apenas, naturalmente você irá transpor para o formato contrário (LINHA <> COLUNA).
Outro ponto importante a ter atenção é que a fórmula é escrita em uma célula mas o seu efeito é aplicado na proporção das dimensões das linhas/colunas/matrizes que estão sendo transpostas:
=TRANSPOSE(MATRIZ_OU_INTERVALO)
Matriz_ou_intervalo: Esse argumento irá receber os dados que serão transpostos.
TEXTJOIN
TEXTJOIN é um recurso valioso para combinar e formatar textos de forma eficiente. Ela nos permite unir várias strings em uma única célula, com a opção de adicionar delimitadores entre cada item, o que é ideal para criar listas, formatação de texto entre outras aplicações.
=TEXTJOIN(DELIMITADOR; IGNORAR_VAZIO; LISTA_TEXTOS)
Delimitador: Esse argumento irá receber o caractere que irá separar os textos que serão unidos. Por exemplo, na fórmula abaixo, a junção será feita com "/":
=TEXTJOIN("/"; TRUE; "NOITE";"TARDE")
Resultado: NOITE/TARDE.
Ignorar_vazio: Esse argumento irá definir se a junção irá considerar valore vazios "", observe a diferença no resultado para cada escolha, o delimitador ele será aplicado sempre que houver texto a ser considerado:
=TEXTJOIN("/"; TRUE; "NOITE";"TARDE";"";"MANHÃ";"")
Resultado: NOITE/TARDE/MANHÃ.
=TEXTJOIN("/"; FALSE; "NOITE";"TARDE";"";"MANHÃ";"")
Resultado: NOITE/TARDE//MANHÃ/.
Lista_textos: Esse argumento irá receber uma lista de textos, matriz ou até mesmo valores que resultaram de outra fórmula, como o FILTER. Veja o exemplo abaixo, onde o argumento é uma formula FILTER:
=TEXTJOIN("/"; TRUE; FILTER('mes-ATUAL'!$A$37:$A;'mes-ATUAL'!B$37:B = $A3))
Caso essas breves explicações não tenham sido suficientes para compreender o funcionamento das fórmulas, veja a explicação em vídeo no meu canal do youtube:
Comentários
Postar um comentário